Pular para o conteúdo principal

Quinta dos Tukanos

Quinta dos Tukanos - Cachoeira Abaixo -- Claudia (11) 99677-1507 -- Ao chegar na Quinta dos Tukanos, a floresta exuberante e envolvente me dava as boas vindas, como se me abraçasse, ao longo da travessia do túnel verde composto da mata nativa até chegar a estrutura de acolhimento. Na propriedade de 6,5 alqueires de extensão, preservar a mata nativa é uma prioridade, assim como desenvolver um sistema agrícola de baixo impacto ambiental, sem o uso de produtos químicos na terra.
          Apenas 20% da propriedade tem áreas abertas, sem vegetação de grande porte, onde o plantio ocorrerá inicialmente. Uma curiosidade é que entre as árvores da florestas, encontram-se árvores de café, plantados há mais de 50 anos, provavelmente na época em que a região era grande produtora do grão. O cultivo agroflorestal foi iniciado há um ano, com a assessoria técnica do especialista sobre o tema, o Dercílio Pupin. 
          A Agrofloresta é um sistema de produção que imita o que a natureza faz normalmente, com o solo sempre coberto pela vegetação, muitos tipos de plantas juntas, de modo que umas ajudam as outras. O foco principal é a produção de frutas nativas e exóticas orgânicas, tais como: groselha, guaraná, açaí, Juçara, pitanga, uvaia, jabuticaba,framboesa, amora,banana, nêspera, pêssego, mirtilo, goiaba, physalis, lulo entre outras espécies.
         Uma bela plantação de subsistência foi realizada e já está produzindo lentilhas, berinjela, alho, cebola, tomates, amaranto, alho poró e uma espécie de batata amarela, todos orgânicos. Cláudia é sócia do “Herbolario”, que é um viveiro orgânico rural. É possível encomendar mudas de ervas medicinais, aromáticas e algumas frutíferas, tais como orégano, tomilho, tomate de árvore, sálvia esclaréia, lavanda, calêndula,camomila, Physalis, granadilllas, entre tantas outras espécies disponíveis.

         Numa clareira no meio da floresta, há uma linda casa de taipa de pilão, que está sendo construída conforme as técnicas ancestrais colombianas honrando as raízes culturais da proprietária que está no Brasil há alguns anos. É possível fazer o agendamento antecipado para visita e programar algumas atividades de plantio, colheita ou piquenique, nessa linda quinta, que pode acolher um de grupo de até 30 pessoas.

Localização:https://goo.gl/maps/SbnwZSDftxpXk8Yd7






















Postagens mais visitadas deste blog

Coelhos Santa Clara

Coelhos Santa Clara - Cachoeira Abaixo
Raul (11) 94391-9116 / (11) 4036-4438 --       Numa espécie de galpão coberto, bem ventilado, com gaiolas em fila e bem organizado, conhecemos o Coelhário Santa Clara, que iniciou suas atividades em 2015, buscando acompanhar o crescimento do setor da cunicultura. No dia da visita haviam 710 coelhos no total. A carne do coelho tem mais proteína e menos gordura e aos poucos vem sendo apreciada pelos valores nutricionais sobretudo.       A Raça Nova Zelândia é a principal que encontramos nessa visita , que são os coelhos branquinhos com olhos vermelhos, pois é a raça que apresentou melhor desempenho em um clima mais quente, sem comprometer seu ganho de massa e taxa de reprodução. Raul nos deu uma aula sobre alimentação, reprodução dos coelhos e nos lembrou que os coelhos são originários de áreas frias, por essa razão nem todas as raças se adaptam a região.      À venda de filhotes e coelhos no ponto para abate, qu…

Café da Dana

Café da Dana -- Dana (11) 4036-3605 -- Visitar o Café da Dana, remete a sensação de chegar no aconchego da casa da vovó!!Além do acolhimento na chegada com um sorriso da equipe do café, sempre há algo gostoso a ser saboreado. Dependendo do movimento, há a oportunidade de prosear com a simpática proprietária, a Dana.          Nesse Café há alguns quitutes tradicionais, que infelizmente estão se tornando raros e que são preparados com todo carinho, no próprio local. Trata-se do pudim de pão, arroz doce, coalhada, bolos simples como o de milho ou de fubá, doce de banana...O cardápio é vasto e varia, mas sempre há algumas opções de tapiocas, salgados, bolos, doces, sucos, cafés e muito mais.          Alguns ingredientes são fornecidos por produtores rurais de Piracaia, tais como ovo caipira, leite fresco, queijo fresco, mel, frutas de época e etc, dessa forma a economia da cidade se fortalece e todos saem ganhando! O cliente é o primeiro a sair ganhando, pois além de consumir quitutes ma…

Cachaçaria e Restaurante do Portal

Cachaçaria e restaurante do Portal -- ​(11)4036-7178 ou(11) 99782-4384 Juliana -- A Cachaçaria e Restaurante do Portal, está estrategicamente localizada na entrada da cidade, pouco depois do Portal, quando se chega da Dom Pedro I e quase sempre está aberta para atender os clientes com muita simpatia.       O destaque é a grande variedade de cachaças de Piracaia e de outras regiões, além de licores , vinhos e outras bebidas. Isso sem falar dos doces, queijos,pimentas, linguiças e mel além de artesanato para quem quer levar algumas lembranças da região.       O restaurante pode acomodar até 100 pessoas na ala próxima a cachaçaria e na ala externa com cobertura natural e belas mesas rústicas , que compõem um ambiente super agradável.       O cardápio é bem diversificado e de qualidade, tanto para refeições como para lanches e petiscos, atendendo o gosto de grupos bem variados. Esse é um ótimo estabelecimento para acolher os ​que chegam em Piracaia. Funcionamento: das 9:00hrs…