Pular para o conteúdo principal

Casa das Birutas

Casa das Birutas - Dandão -- Nilce Pinho (11) 99759-6992 ou Karen (11) 99182-2741 ou (11) 3742-3069 (escritório) -- A Casa das Birutas conta com um "Paisagismo Sustentável". A partir dos conceitos da agricultura sintrópica, através do que é conhecido por agrofloresta, com plantas aromáticas, ervas, hortaliças, ornamentais,legumes e árvores de pequeno porte. Tudo isso numa área de 2000 m², inseridos na Ecovila Clareando, num local de topografia acidentada .
          O principais objetivos visam a produção de alimentos diversos,saudáveis e saborosos perto da casa , a recuperação da áreas degradada, contenção da força das águas e drenagem da chuva nessa encosta, afim de frear a erosão e sobretudo devolvendo e protegendo as águas às nascentes existentes abaixo da propriedade.
          A implantação do "jardim de chuva comestível" foi iniciado há 5 meses, numa das alas do terreno, coordenado pelo permacultor Bento Cruz, que é o responsável pelo ecopaisagismo do terreno.Bento fará um estudo da evolução e manejo de Agroflorestas de 1 ano, 6 meses e 3 meses. As etapas de implantação até o momento foram feitas através de cursos práticos e teóricos. A colheita de alguns itens já aconteceu ,o que já demanda o manejo, a abertura de dos caminhos para melhor acesso e o replantio.

          Nos meses de junho e julho, novos cursos de agrofloresta ocorrerão em novas alas do terreno, além da manutenção das alas que receberam intervenções anteriores. Além de ver toda a intervenção feita no terreno,é possível conhecer um banheiro seco, o biodigestor, os dois núcleos de "círculos de bananeiras" consorciado com taboa e papiros, círculo de ervas.
         Além das espécies de ciclo curto e longo que foram plantados em diversos pontos do terreno. Dentre elas destacam-se manjericão, ora pronóbis, abóbora, Capuchinha,hibiscus, café, maracujá, capim cidreira, diversos tipos de feijões, salsa,cebolinha, inhame, batata yakon, abacaxi, giló, laranja lima, louro, laranja, pitanga, Pau Brasil, goiaba, amora , cerejeira e etc.
         Caso você queira agendar uma visita guiada com foco em bioconstrução ou agrofloresta ou participar de algum curso ou realizar algum evento, entre em contato. Há a busca de voluntário para atividades relacionadas a agrofloresta e a casa. A Casa das Birutas foi um dos destaques no Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura – Habitat Sustentável 2019, categorial residencial e foi premiada.


Contatos por email: karen_ueda@gerabrasil.com.br ou npinho@gerabrasil.com.br

Localização:













Postagens mais visitadas deste blog

Coelhos Santa Clara

Coelhos Santa Clara - Cachoeira Abaixo
Raul (11) 94391-9116 / (11) 4036-4438 --       Numa espécie de galpão coberto, bem ventilado, com gaiolas em fila e bem organizado, conhecemos o Coelhário Santa Clara, que iniciou suas atividades em 2015, buscando acompanhar o crescimento do setor da cunicultura. No dia da visita haviam 710 coelhos no total. A carne do coelho tem mais proteína e menos gordura e aos poucos vem sendo apreciada pelos valores nutricionais sobretudo.       A Raça Nova Zelândia é a principal que encontramos nessa visita , que são os coelhos branquinhos com olhos vermelhos, pois é a raça que apresentou melhor desempenho em um clima mais quente, sem comprometer seu ganho de massa e taxa de reprodução. Raul nos deu uma aula sobre alimentação, reprodução dos coelhos e nos lembrou que os coelhos são originários de áreas frias, por essa razão nem todas as raças se adaptam a região.      À venda de filhotes e coelhos no ponto para abate, qu…

Café da Dana

Café da Dana -- Dana (11) 4036-3605 -- Visitar o Café da Dana, remete a sensação de chegar no aconchego da casa da vovó!!Além do acolhimento na chegada com um sorriso da equipe do café, sempre há algo gostoso a ser saboreado. Dependendo do movimento, há a oportunidade de prosear com a simpática proprietária, a Dana.          Nesse Café há alguns quitutes tradicionais, que infelizmente estão se tornando raros e que são preparados com todo carinho, no próprio local. Trata-se do pudim de pão, arroz doce, coalhada, bolos simples como o de milho ou de fubá, doce de banana...O cardápio é vasto e varia, mas sempre há algumas opções de tapiocas, salgados, bolos, doces, sucos, cafés e muito mais.          Alguns ingredientes são fornecidos por produtores rurais de Piracaia, tais como ovo caipira, leite fresco, queijo fresco, mel, frutas de época e etc, dessa forma a economia da cidade se fortalece e todos saem ganhando! O cliente é o primeiro a sair ganhando, pois além de consumir quitutes ma…

Cachaçaria e Restaurante do Portal

Cachaçaria e restaurante do Portal -- ​(11)4036-7178 ou(11) 99782-4384 Juliana -- A Cachaçaria e Restaurante do Portal, está estrategicamente localizada na entrada da cidade, pouco depois do Portal, quando se chega da Dom Pedro I e quase sempre está aberta para atender os clientes com muita simpatia.       O destaque é a grande variedade de cachaças de Piracaia e de outras regiões, além de licores , vinhos e outras bebidas. Isso sem falar dos doces, queijos,pimentas, linguiças e mel além de artesanato para quem quer levar algumas lembranças da região.       O restaurante pode acomodar até 100 pessoas na ala próxima a cachaçaria e na ala externa com cobertura natural e belas mesas rústicas , que compõem um ambiente super agradável.       O cardápio é bem diversificado e de qualidade, tanto para refeições como para lanches e petiscos, atendendo o gosto de grupos bem variados. Esse é um ótimo estabelecimento para acolher os ​que chegam em Piracaia. Funcionamento: das 9:00hrs…