Pular para o conteúdo principal

Casa das Birutas

Casa das Birutas - Dandão -- Nilce Pinho (11) 99759-6992 ou Karen (11) 99182-2741 ou (11) 3742-3069 (escritório) -- A Casa das Birutas conta com um "Paisagismo Sustentável". A partir dos conceitos da agricultura sintrópica, através do que é conhecido por agrofloresta, com plantas aromáticas, ervas, hortaliças, ornamentais,legumes e árvores de pequeno porte. Tudo isso numa área de 2000 m², inseridos na Ecovila Clareando, num local de topografia acidentada .
          O principais objetivos visam a produção de alimentos diversos,saudáveis e saborosos perto da casa , a recuperação da áreas degradada, contenção da força das águas e drenagem da chuva nessa encosta, afim de frear a erosão e sobretudo devolvendo e protegendo as águas às nascentes existentes abaixo da propriedade.
          A implantação do "jardim de chuva comestível" foi iniciado há 5 meses, numa das alas do terreno, coordenado pelo permacultor Bento Cruz, que é o responsável pelo ecopaisagismo do terreno.Bento fará um estudo da evolução e manejo de Agroflorestas de 1 ano, 6 meses e 3 meses. As etapas de implantação até o momento foram feitas através de cursos práticos e teóricos. A colheita de alguns itens já aconteceu ,o que já demanda o manejo, a abertura de dos caminhos para melhor acesso e o replantio.

          Nos meses de junho e julho, novos cursos de agrofloresta ocorrerão em novas alas do terreno, além da manutenção das alas que receberam intervenções anteriores. Além de ver toda a intervenção feita no terreno,é possível conhecer um banheiro seco, o biodigestor, os dois núcleos de "círculos de bananeiras" consorciado com taboa e papiros, círculo de ervas.
         Além das espécies de ciclo curto e longo que foram plantados em diversos pontos do terreno. Dentre elas destacam-se manjericão, ora pronóbis, abóbora, Capuchinha,hibiscus, café, maracujá, capim cidreira, diversos tipos de feijões, salsa,cebolinha, inhame, batata yakon, abacaxi, giló, laranja lima, louro, laranja, pitanga, Pau Brasil, goiaba, amora , cerejeira e etc.
         Caso você queira agendar uma visita guiada com foco em bioconstrução ou agrofloresta ou participar de algum curso ou realizar algum evento, entre em contato. Há a busca de voluntário para atividades relacionadas a agrofloresta e a casa. A Casa das Birutas foi um dos destaques no Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura – Habitat Sustentável 2019, categorial residencial e foi premiada.


Contatos por email: karen_ueda@gerabrasil.com.br ou npinho@gerabrasil.com.br

Localização:













Postagens mais visitadas deste blog

Restaurante Recanto do Avião

Canedos - Restaurante Recanto do Avião -- Restaurante Recanto do Avião e salão de festa com piscina independente. (11) 99912-9016 (consulte o cardápio do dia e reserve sua mesa) Almoço - Sábado , Domingo e feriados

Localização:https://goo.gl/maps/4msXB6RBzZBeSxyq8














Cachaçaria e Restaurante do Portal

Cachaçaria e restaurante do Portal -- ​(11)4036-7178 ou(11) 99782-4384 Juliana -- A Cachaçaria e Restaurante do Portal, está estrategicamente localizada na entrada da cidade, pouco depois do Portal, quando se chega da Dom Pedro I e quase sempre está aberta para atender os clientes com muita simpatia.       O destaque é a grande variedade de cachaças de Piracaia e de outras regiões, além de licores , vinhos e outras bebidas. Isso sem falar dos doces, queijos,pimentas, linguiças e mel além de artesanato para quem quer levar algumas lembranças da região.       O restaurante pode acomodar até 100 pessoas na ala próxima a cachaçaria e na ala externa com cobertura natural e belas mesas rústicas , que compõem um ambiente super agradável.       O cardápio é bem diversificado e de qualidade, tanto para refeições como para lanches e petiscos, atendendo o gosto de grupos bem variados. Esse é um ótimo estabelecimento para acolher os ​que chegam em Piracaia. Funcionamento: das 9:00hrs…

Adão Silva, Taboão, Panorama e Cravorana

Eis a oportunidade de conhecer e interagir com o espaço rural e com o produtor, percebendo como é a rotina de vida de quem mora no interior, além de se poder provar e adquirir produtos típicos, frescos e direto do produtor.  Propriedades: 1° Sítio Nossa Senhora da Aparecida (1196376-7127) - 2° Produtos Mantiqueira (1194264-3056) - 3° Kombi da Joelma (119472-71276) - 4° Rancho Panorama (119429-30273) - 5° Sítio Cheiro de mato (1194026-1685) - 6° Cachaçaria do Lafaiete (11998637004)
Ponto Inicial e Final: Praça Nossa Senhora do Rosário - Centro
Roteiro: https://goo.gl/maps/WaGp8k1e5njdY2nj7
Observação: É importe que se agende previamente cada propriedade, verificando sua disponibilidade para atendê-lo.